Apresentação e História

Como nível de governação mais próximo das pessoas, elas (as autoridades locais) desempenham um papel vital na educação, mobilização e preparação dos cidadãos para promover o desenvolvimento sustentável.” (Cnuad, 1993)

Salir de Matos foi uma das treze Vilas dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça. Teve foral, dado por D. Manuel, em 1 de Outubro de 1514. No cumprimento do seu poder administrativo, tinha juiz ordinário, dois vereadores, procurador do Concelho, escrivão da Câmara, almotacil e meirinho.

Atualmente com uma população de cerca de 3000 habitantes, número que tem vindo a aumentar devido à expansão das edificações nos últimos anos, esta Freguesia Rural ocupa uma área de 2500 hectares.

Distribuída por vinte sete lugares – Barrantes, Cabreiros, Casal da Areia, Casal da Cabana, Casal do Clérigo, Casal do Cozinheiro, Casal da Goucha, Casal Malpique, Casal Novo, Casal de Santa Cecília, Casal de Santo Amaro, Casal Vale do Souto, Cruzes, Formigal, Guisado, Infantes, Mata, Matinha, Outeiro da Venda, Salir de Matos, São Domingos, Teixeira, Torre, Trabalhias, Vale da Quinta, Venda e Vimeira – é uma Freguesia onde o setor primário é a principal actividade económica da população local, com áreas residenciais em meio rural, áreas de floresta, essencialmente pinheiros e eucaliptos, e campos agrícolas onde predomina a fruticultura, nomeadamente a produção de pêra rocha, maça e vinha. Por outro lado, o setor terciário (serviços) encontra-se em franca expansão, onde se destaca o Turismo de Habitação, a Restauração e Cafetaria, Oficinas diversas, Panificação, Pastelaria e Doçaria Tradicional, contribuindo assim para a sustentabilidade económica da freguesia.

Impera na Freguesia o associativismo. A maioria das localidades tem uma associação, onde se promove os saberes tradicionais, tendo o Património Endógeno, como instrumento destinado a dar valor aos recursos existentes e conferindo-lhe sustentabilidade. Estes recursos endógenos, estão enquadrados na estratégia de desenvolvimento, os quais têm contribuído para o aumento económico e de atratividade da Freguesia.

Localização

Situada a meia distância entre as ribeiras da Tornada e Alfeizerão, entre as Caldas da Rainha e Turquel do concelho de Alcobaça. Salir de Matos ou Santo António de Salir de Matos, como em tempos chegou a ser chamada, encontra-se a cinco quilómetros da sede do concelho, no sentido Santa Catarina/Benedita.

in, Dicionário Enciclopédico das Freguesias (volume 2) e “Descobrir o Concelho”, Roteiro Turístico – Guia das Atividades Económicas Caldas da Rainha e Óbidos,
7ª edição

 

Presentemente é uma das dezasseis Freguesias do Concelho de Caldas da Rainha, caracterizando-se como uma Freguesia Rural, a cinco quilómetros da sede do Concelho, e em franca expansão.
Considera-se bem localizada, na medida em que, os excelentes acessos e a proximidade da sede do Concelho não lhe retira a sua característica rural, algo que é muito apreciado por visitantes e pelos atuais e futuros fregueses.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home1/jfsalirdematos/public_html/wp-includes/functions.php on line 3818