Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Amigos da Associação de Barrantes”

Rua Principal – Barrantes | 2500-621 Salir de Matos

Facebook: https://www.facebook.com/RanchoFolcloricoAmigosAssociacaoBarrantes

“São o mais recente rancho do Concelho e o terceiro da freguesia de Salir de Matos. Nasceram em 2012 e inicialmente juntaram-se apenas para celebrar os 25 anos da Associação de Barrantes Cultural e Desportiva. Mas a estreia em palco correu tão bem que o grupo decidiu avançar com um projeto mais a sério e criou o Rancho Folclórigo e Etnográfico “Os Amigos da Associação de Barrantes”. Com 35 elementos, dos quatro aos 70 anos, este rancho tem o grande sonho de ir atuar pela primeira vez no estrangeiro. Seis de Janeiro de 2012, foi nesta data que o Rancho de Barrantes se apresentou pela primeira vez, a propósito do 25º aniversário da Associação da Localidade. Nem tocata tinham, era apenas uma brincadeira. Gravaram umas quantas músicas num CD e dançaram ao som da aparelhagem. Subiram ao palco 26 pessoas, não só de Barrantes, como do Guisado (também de Salir de Matos). A-da-Gorda e Lourinhã , a maioria já dançarinos de outros ranchos. Acontece que a população os recebeu tão bem que op grupo comeou a ponderar a hipótese de levar aquela brincadeira mais longe. Foi assim que no dia 25 de abril do mesmo ano, quatro meses depois, o rancho se estreou com uma tocata. É nesta data que todos os anos “Os Amigos da Associação de Barrantes” celebram o seu aniversário e organizam o festivel do Folclore. Este é também um evento essencial para o rancho angariar verbas. «Somos capazes de vender mil rifas por um euro, isto porque todos os anos sorteamosum leitão aos participantes.», conta Ermelindo Simão, responsável do grupo, acrescentando que faz parte da festa o leitão juntar-se ao rancho num desfile que fazem por toda a freguesia. O pequeno porco vai solto e é guiado por uma ovelha, a mesma já há três anos e que já está bem ensaiada. Mesmo assim, o rancho não tem fundos suficientes para pagar novos trajes. São os próprios elementos que suportam esse custo. Valeu, de inicío, o facto de Ermelinmdo Simão ter vários trajes guardados – uma vez que já pertenceu a outros ranchos do concelho e arredores – e também a generosidade de alguns amigos, que doaram trajes que já não usavam ao grupo de Barrantes. Hoje, o rancho apresenta o par dos noivos e dos domingueiros, a lavadeira, o lavrador e a leiteira, entre outros fatos de trabalho agrícola. «Alguns ainda não estão 100% completos, mas vamos melhorando aos poucos. Claro que seria mais fácil se tivéssemos mais apoios da Câmara.», afirma Ermelindo Simão, acrescentando que a maior dificuldade é vestir e calçar as crianças porque crescem muito rápido. Dos oito aos 15 anos são capazes de precisar de pelo menos três trajes. Além da roupa, o rancho de Barrantes também possui um conjunto de utensílios antigos: a bilha da água, o crivo de milho, os chocalhos que eram utilizados pelos homens que iam à feira comprar gado ou os paus de madeira são alguns exemplos. Estes representam as actividades agrícolas que, no início do século passado, ocupavam a vida da maioria das pessoas da aldeia. No caso de Barrantes, as plantações de trigo e de vinha eram as que existiam em maior abundância. (…).”

(excerto retirado do livro “Ranchos Folclóricos e Etnográficos e Bandas Filarmónicas do Concelho de Caldas da Rainha e Óbidos, edição da Gazeta das Caldas, escrita por Maria Beatriz Raposo)