Pão Por Deus 2021

História do Pão por Deus

” Exatamente um ano após o grande terramoto de 1755 – que destruiu parte da cidade de Lisboa – e coincidindo esta data com o Dia de Todos os Santos, a população aproveitou a festividade religiosa para organizar um peditório. A intenção era a de começar uma tradição que lembrava os seus mortos.
As pessoas percorreram assim toda a capital, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Nesta época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.
Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos para honrar os seus mortos e pedir pela sua alma – por isso, este dia também é conhecido como o “Dia do Bolinho“.
In: Curiosidades
Fonte: Mala d’estórias

No sentido de incentivar as crianças a manter as tradições, no passado dia 29 de outubro de 2021, o Executivo da Junta de Freguesia, deslocou-se ao Centro Escolar e ao Jardim de Infância da ASESM para entregar pessoalmente às crianças o Pão por Deus.

Noticias

.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home1/jfsalirdematos/public_html/wp-includes/functions.php on line 5107