Aprovada segunda fase de dragagens na Lagoa de Óbidos


Quase a fechar 2017 foi anunciada a boa notícia: a segunda fase de dragagens da Lagoa de Óbidos – um investimento de 16,8 milhões de euros para retirar 850 mil metros cúbicos de areia – foi aprovada em Conselho de Ministros. A empreitada será realizada entre este ano de 2018 e 2020.

A intervenção corresponde à segunda fase de dragagens na Lagoa de Óbidos, que prevê a retirada de 850 mil metros cúbicos de areia do canal central, de um canal no braço do Bom Sucesso e de outro na Barrosa.

A empreitada inclui ainda a valorização de uma área de 78 hectares a montante do rio Real, numa zona que, no passado, foi já utilizada na deposição de dragados.

Os trabalhos a realizar pretendem aumentar a quantidade e qualidade de água armazenada na Lagoa, evitar o isolamento dos braços da Barrosa e Bom Sucesso e contrariar a progressão da Foz do Rio Real, onde se têm acumulado os sedimentos.

A intervenção aprovada em Dezembro passado sucede à primeira fase das dragagens na Lagoa, que resultou na retirada 716 mil metros cúbicos de areia para combater o assoreamento que periodicamente fecha o canal de ligação ao mar, pondo em causa a sobrevivência dos bivalves.

Noticias

.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home1/jfsalirdematos/public_html/wp-includes/functions.php on line 3818